PÍLULAS DE LITERATURA
.Cada palavra tem seu perfume, sua cor, sua alma. - Vladimir Maiakovski (Poeta russo, 1893-1930).
.As palavras são corpos cujas letras são seus membros. O sexo é sempre uma vogal. - Edmond Jabès (Poeta francês, 1912 - 1991).
.Aprendi português com o esforço apaixonado com que se obtém o amor de uma mulher. - Valéry Larbaud (Escritor, crítico e tradutor francês, 1881-1957).
.Olavo Bilac e Guimarães Passos consideram a vogal a a primeira, a mais fácil, a mais franca, a mais frequente, a que exprime alegria, carinho, entusiasmo.
.Manuel Bandeira revela, em sua autobiografia, seu deslumbramento com palavras de sonoridade rara. Pasárgada (que significa "Campo dos Persas" ou "Tesouro dos Persas") o poeta confessou ter descoberto aos 16 anos, numa de suas leituras. Vinte anos depois, saltou-lhe do subconsciente, na forma de um grito estapafúrdio: Vou-me embora pra Pasárgada!
.A verdadeira monstruosidade no amor, senhora, é que a vontade é infinita e o poder de execução limitado, é que o desejo não tem limites e a ação é uma escrava dos limites. ("Tróilo e Cressida": Obra Completa de Shakespeare).